quarta-feira, 3 de setembro de 2008

FERRAMENTAS DA WEB 2.0

O livro virtual coletivo uma ferramenta da web 2.0


Uma ferramenta de integração entre educação e tecnologia pode ser a “Oficina de Criação” do site www.educarede.org.br para a elaboração de um livro virtual coletivo.
Esse um excelente recurso para explorar o potencial comunicativo na Internet, cujo processo contribui para auxiliar e expandir o aprendizado de temas, teorias, conceitos, históricos e registro de pesquisas.
Os participantes do projeto se cadastram no site e fazem sua inscrição no projeto. Cada participante passa a ter uma página pessoal onde publica textos para apreciação do mediador. Nessa página, é possível comentar também os textos dos demais participantes.
O mediador, professor responsável pelo projeto, publica no site a motivação, que é a proposta de atividade para estimular a produção dos participantes.
Os participantes elaboram textos sobre o tema e publicam dentro de um prazo estabelecido.
O mediador lê os textos produzidos e faz comentários para os participantes aprimorá-los.
O mediador publica dicas para ajudar os participantes na elaboração de seus textos.
Todos os envolvidos devem acompanhar a produção, trocando comentários entre si.
O mediador seleciona textos de participantes que vão para o Prelo ao longo da realização da oficina. Finalmente, o mediador seleciona os textos que estão no Prelo e publica o livro virtual coletivo.
Já utilizei essa ferramenta para trabalhar, a SAI (Sala Ambiente de Informática) da escola possuía uma internet via rádio. Os alunos tinham acesso a Internet somente na escola e isso dificultou um pouco o trabalho, pois com os 25 computadores ligados ao mesmo tempo, no mesmo site prejudicava o acesso e o trabalho na sala de aula.
A criação do livro virtual possui uma metodologia semelhante a do EAD. Na estrutura do livro estão previstas o prefácio, o índice que lista por ordem de texto ou ordem de autores. Você não determina a seqüência dos textos como no livro convencional e então o histórico e as considerações finais ficam também na ordem estipulada pelo sistema.

O fórum uma ferramenta da web 2.0

O fórum é uma interface on-line é um espaço de encontro que pode ser uma comunidade virtual de aprendizagem. É um espaço de discussão em grupo.
O professor deixa seu texto provocando uma discussão sobre um tema de aprendizagem. Os alunos entram debatem e trocam opiniões sobre o tema proposto.
Para participar com a sua opinião o aluno clica sobre um dos temas e posta seu comentário, expressando sua posição em torno da provocação. O aluno também pode iniciar um debate propondo um novo tema, fazendo da sua participação uma provocação que abre novo elo de discussão. Cada participante dá sua opinião, tira dúvidas, e argumenta. Todas as participações ficam disponíveis em forma de links na tela do fórum. O participante pode clicar em qualquer uma, sem obedecer a seqüência de mensagens postadas. O título de sua mensagem fica em destaque na tela, assim o outro que acessa poderá acrescentar sua participação.
É importante o aluno observar bem o tema em discussão para saber se expor de forma a se integrar corretamente no contexto.
Em resumo, o fórum é tipo de um bate-papo direcionado que não ocorre de forma síncrona.

Nenhum comentário: