sábado, 6 de setembro de 2008

"NAS ONDAS DA GALERA" - As Grandes Navegações

Com o tema Grandes Navegações, alunos da 5ª C criaram um jogral que foi exibido no programa "Nas Ondas da Galera" da Rádio Galera, uma rádio estudantil que funciona na E.E. "9 de Julho".
Este trabalho contou com a parceira da professora de história, Maria Cristina de Albuquerque Lima e professora de Informática Educacional, Nair Rodrigues Neves Boni.
Veja que graça a criatividade das crianças:-

UMA AVENTURA E TANTO...

Certo dia grandes marinheiros portugueses, aventureiros que adoravam riscos fizeram uma viagem rumo à Índia para buscar os famosos temperos (especiarias).
Era uma grande aventura porque para sobreviver homens devoravam homens, monstros marinhos saiam do fundo do mar e devoravam tudo o que viam pela frente, tinha redemoinhos de água que afundavam os navios, era uma viagem tenebrosa.
As sereias apareciam à meia noite e enfeitiçavam os homens e os levava para as profundezas do oceano até a morte. Muitos não acreditavam nos poderes da sereia. Um dia fizeram uma aposta se um marinheiro ficasse olhando para o mar até a madrugada ganharia 100 moedas de ouro. E um deles resolveu ficar. Quando os outros marinheiros retornaram no dia seguinte só encontraram um sapato, o marujo tinha sido encantado pela sereia.
Pedro Álvares Cabral era o capitão-mor da frota e disse:
- Piloto Pacheto a que rumo está seguindo o navio?
- Está a sul, senhor.
- Ótimo. Chegaremos ao nosso destino que é à Índia.
De repente aparece um navio que começa a atacar a esquadra de Cabral.
Cabral imediatamente diz:
- Companheiros ataquem! Ataquem!
E começou a guerra entre navios. Mas logo os adversários pararam porque perceberam que eram navios de paz, observaram a bandeira branca estampada no navio.
Os tripulantes tinham medo de pegar a própria bússola, pois acreditavam que ela possuía poderes mágicos, devido ao movimento das águas do mar.
Centenas de tripulantes foram mortos. Das 13 naus que saíram para essa grande viagem com Cabral 10 chegaram ao destino. E assim ficaram meses e meses os navios da esquadra de Cabral juntos.
Matias! chamem os grumetes!
Os grumetes eram adolescentes com no mínimo 12 anos encarregados de molhar o convés do navio, pois se eles não molhassem a madeira rachava e o navio afundava. Já o trabalho dos outros era acompanhar a passagem. Uns tinham de virar a ampulheta, que era o relógio de areia. Um dos garotos ficava encarregado de avisar a hora de 30 em 30 minutos, como um relógio falante.
Em grau de importância, abaixo do capitão estava o piloto. Ele fazia a parte técnica, utilizando instrumentos como o astrolábio e a bússola e controlando a direção do navio. Fora o capitão, o piloto era um dos poucos tripulantes que sabia ler.
Cabral, o capitão-mor, perguntou ao piloto Jean: - Em que rumo o navio está piloto?
Piloto Jean respondeu: - Ao rumo norte capitão.
O mestre Arsênio disse: Piloto! Os grumetes Bruno e Elias estão com vontade de aprender a manusear o astrolábio e a bússola, você os ensina?
O piloto João respondeu: - Claro mestre! Quando anoitecer, eu os ensino com todo o prazer.
Mestre Arsênio perguntou ao capitão-mor: Você está lendo capitão?
Cabral respondeu:
- Sim estou lendo as antigas lendas portuguesas.
Um dia, às 8 horas da manhã quando todos os marinheiros acordaram e olharam a bússola, viram que ela apontava para outra direção e então não estavam mais seguindo rumo à Índia.
Então disse:
- Nós nos perdemos e agora marujos?
Tentaram localizar a direção da Índia, mas não conseguiram. Dois meses se passaram, nessa grande viagem enfim avistaram uma terra. Então gritaram felizes:
- Terra à vista! Terra à vista!
Quando chegaram perto acharam estranho, pois viram que não era a Índia, ficaram assustados.
Ancoraram o navio, desceram e entraram na mata, era uma enorme floresta. Pensaram que essa terra era pequena, só que era gigantesca.
A partir daí começaram a explorar essa terra, encontraram muito ouro e uma árvore chamada Pau Brasil. Deram a terra o nome de Ilha de Vera Cruz, e depois, Terra de Santa Cruz, mas finalmente escolheram o lindo nome, que soa como música aos nossos ouvidos e dizemos com orgulho:
- Brasil!!!

Nenhum comentário: