quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

INFORMÁTICA EDUCACIONAL - Projeto Vida Saudável







- O projeto foi desenvolvido com alunos de 7ª e 8ª séries que interagiram (entrevistaram) com alunos de 5ª e 6ª séries desta Escola, sob a orientação da Profª Nair R. Neves Boni.
- Inicialmente foi lido um texto sobre vida saudável com dados estatísticos sobre a realidade brasileira.
- No WORD, os alunos digitaram um teste para auto-avaliação se levam uma vida saudável ou não, embutida nas questões encontravam dicas de alimentação para o seu dia-a-dia.
- Após avaliação, pesquisaram na Internet e elaboraram no WORD uma tabela listando o que comem durante o dia e a quantidade de calorias de cada alimento.
- Foi feita pesquisa livre pelos alunos e em seguida indicamos o site da NESTLE que contém artigos sobre hábitos de vida saudável de adolescentes, escritos por renomados profissionais especializados na área. Os alunos estudaram e socializaram com os demais colegas de classe por intermédio de seminário.
- Utilizando a barra de ferramentas FORMULÁRIO do WORD foi elaborado um documento protegido contra alterações.
- Após passar noções básicas de Internet, foi criado e-mail para os alunos com o objetivo de elaborarem pesquisa junto aos demais alunos da escola a fim de obter dados pessoais biométricos (exame efetuado pelo professor de educação física) e sobre a qualidade de vida .
- De posse das respostas recebidas por e-mail elaboraram no EXCEL tabela para organizar os dados da pesquisa e criaram uma planilha para calcular o IMC (Índice de Massa Corpórea) de cada colega entrevistado, utilizando-se de várias fórmulas e comandos; e gráficos.
- Finalmente foi elaborado um folheto Informativo com curiosidades, dicas e sugestões para manter uma vida saudável, conforme acima.
Crédito: Coleção Microkids.

7 comentários:

Unknown disse...

Oi, Nair!

Que beleza de trabalho! Estou adorando saber "O que rola no Nove"!
É algo parecido que desejo realizar, em 2009, nas escolas em que trabalho!
Vou sempre passar por aqui para me inspirar!
Posso adicionar "O que rola no Nove" ao Ufa!?

Abraços!

Unknown disse...

Oi, Nair!

Tô passando pra te dizer que deixei um selo Prêmio Dardos pra ti!

Passa lá no Ufa!

Unknown disse...

Oi, Nair!

Fico feliz por conviver com vocês que já têm uma boa caminhada na blogosfera! É muito instigante...
Aprendo o tempo todo!

Abraços!

Roberto Carlos Delmas da Silva disse...

Olá Profª Nair, tudo bem?

É de suma importância, principalmente na atual sociedade em que vivemos, o fazer pedagógico através de projetos, pois nossos alunos tornam-se sujeitos ativos em busca do conhecimento e não apenas receptores de conteúdos que, na maioria das vezes, decoram para a prova e esquecem logo em seguida. Nesta situação de aprendizagem, super prazerosa e significativa, o professor atua como um mediador, um articulador na construção do saber pelos alunos. Os nossos aprendizes agem de maneira crítica e criativa, desenvolvem habilidades e competências que, possivelmente, na aula tradicional, não poderiam aflorar. Assino embaixo quem trabalha desta forma, mas temos que planejar bem este tipo de atividade, pois muitos por modismo, terminam dificultando ainda mais a relação de ensino-aprendizagem. Abraços e pode contar comigo na hora que desejar. Abraço!

Prof. RC (http://tutorpedagogico.blogspot.com), Aracaju-SE.

Cybele Meyer disse...

Olá Nair,

Parabéns pelo espaço.
Excelente material.
Voltarei mais vezes.
beijinhos

Portal de Tecnologia Educacional disse...

Oi professora Nair! Parabéns pelo belo trabalho...

Abraços.

Unknown disse...

Parabéns Nair!
Seu blog é uma fonte de inspiração para mim.
Voltarei sempre.
Dani