segunda-feira, 29 de setembro de 2008

PLANO PEDAGÓGICO – Blog: Recurso Didático


Objetivo Principal:

- Viabilizar a utilização pedagógica da web 2.0, articulada às produções dos alunos em todas as disciplinas, com a criação do primeiro BLOG da Escola Estadual “9 de Julho”, para o desenvolvimento de idéias e projetos, possibilitando torná-lo elemento de suas culturas, de seus cotidianos.

Objetivos Específicos:

- Promover a construção de um EDUBLOG coletivo utilizando-o como estratégia de aprendizagem.
- compartilhar pesquisas e produções de alunos e professores da E.E. “9 de Julho” de Dracena, apresentando publicamente um registro histórico dos eventos organizados na escola ao longo de todo o ano letivo, formando um portfólio digital como forma de organizar e apoiar as aprendizagens.
- estimular outros professores a envolverem-se direta ou indiretamente com a informática,
- promover o letramento digital entre alunos e professores que vão interagir e participar de postagens, expressando suas opiniões e conhecimentos adquiridos.
- estimular a interação com vários EDUBLOGs.
- desenvolver uma postura consciente sobre o uso de referências e o respeito ao direito autoral.
- proporcionar ao aluno a oportunidade de ser o protagonista do seu saber, interagindo e contribuindo para o conhecimento coletivo
- desenvolver as capacidades de analisar, estabelecer relações, sintetizar e avaliar.
- desenvolver hábitos e competências para o trabalho em grupo.
.
Procedimentos Metodológicos:

Serão desenvolvidos diversos temas com cooperação dos demais professores, ajuda da coordenação pedagógica e da direção da escola.
As atividades possibilitarão a interdisciplinaridade, a estimulação do lúdico e a criatividade, além de permitir aos alunos estabelecerem relações com a realidade, desenvolverem seu senso de autoria e o pensamento crítico e analítico.
Após o desenvolvimento dos temas, os trabalhos serão selecionados para serem publicados por intermédio de fotos, scanners, vídeos, textos, softwares aplicativos, sons e inserção de ferramentas específicas para a mídia digital.
Os alunos farão comentários nos trabalhos publicados no BLOG da E.E. “9 de Julho” de Dracena “O que rola no nove” e em outros EDUBLOGs. Também visitaremos e publicaremos algumas de nossas produções em outros BLOGs, com o consentimento do respectivo proprietário.
E para favorecer o hábito da escrita correta e digna da linguagem prescrita para os BLOGs será abordado o tema netiqueta.


Avaliação:

A avaliação ocorrerá de forma continuada, a partir da participação efetiva dos alunos nas atividades desenvolvidas no Laboratório de Informática: elaboração e desenvolvimento de projetos, pesquisa de temas, apresentação e organização de idéias. Será avaliada também, a evolução do olhar crítico do aluno, sua disponibilidade para contribuir na produção digital, interação estabelecida na rede, evolução no manuseio das tecnologias e na adequação dos recursos tecnológicos para as necessidades do projeto.

Nair,

Parabéns pela proposta! E que este primeiro blog seja o precursor de outros criados pelos professores de sua escola através de seu exemplo.

Sucesso
Gládis



3 comentários:

Jenny Horta disse...

Parabéns Nair e todos os alunos e professores desta escola! Num momento em que vamos escutando tantas "besteiras" na mídia sobre o ensino no Brasil, ver trabalhos de escolas como essa nos anima muito!!

Unknown disse...

A escola 9 de julho é muito da hora...Mais o período integral é cansativo. Mais eu gosto das atividades.
Obrigado profªNair

graça disse...

Nair, obrigada por ter se lembrado de mim e enviado o endereço do Blog da Nove.
Achei muito apropriado articular o trabalho de todas as disciplinas e dos professores, com a criação do blog.Isso permitirá desenvolver melhor a identidade da Instituição.E de uma forma a não agredir ninguém,isto é, com o consentimento de cada um, com respeito e trabalho em equipe.
Acredito que avaliação será a peça-chave para calcular os benefícios.É fundamental que ocorra diariamente.
Torcerei para que cada vez mais os docentes se unam a esse trabalho.Isso é fundamental para o sucesso da Escola.

Um grande abraço a todos alunos e reitero meus cumprimentos à professora Nair.
Até breve,
Maria da Graça Beretta